A cena é comum. Você está em um restaurante e parece ouvir mais a conversa da outra mesa do que da pessoa que está ao seu lado. Para tentar resolver isso, todos começam a falar mais alto, tornando o ambiente caótico. Ou, quando vendo um filme e precisa aumentar o som para entender alguma coisa, faz seu vizinho perder o sono. Absorção, reflexão, reverberação, frequência, decibéis, etc. Ainda que a acústica seja uma ciência complexa e possa tornar edifícios quase inabitáveis quando mal pensada, nem sempre os arquitetos possuem os recursos teóricos e a preocupação necessária para desenvolver espaços confortáveis acusticamente.
Tecnicamente, ao atingir uma superfície (uma parede, objeto, o teto), parte da energia sonora é absorvida, parte dela passa através da superfície e outra parte é refletida de volta ao espaço. Um espaço adequado acusticamente é aquele com um equilíbrio entre absorção e reflexão, de acordo com as necessidades de uso dele. Há ambientes em que é interessante absorver a maior parte dos sons, como em um restaurante, enquanto em outros, o equilíbrio entre reflexão e absorção é o mais desejável, como em salas de concertos e teatros, por exemplo.
Mas se pensamos em soluções acústicas, logo nos vem à mente paredes forradas com caixas de ovo ou espumas onduladas, o que nem sempre precisa ser assim. Há produtos no mercado permitem revestir as paredes interiores melhorando a qualidade acústica do espaço. A empresa Mikodam desenvolve painéis de parede que absorvem adequadamente a energia sonora, mas com uma estética atraente para os ambientes. Alguns deles vêm com perfurações de diâmetros variáveis, para locais onde é necessária alta absorção de diversas frequências, fornecendo reverberação ideal desejada para uma sala. Além da absorção, todas as coberturas de parede proporcionam uma dispersão sonora eficaz para diferentes frequências, dependendo dos diferentes comprimentos, larguras e profundidades.
Painéis com padrões triangulares
GETA
Triângulos tridimensionais conformam um padrão interessante à parede. Além da absorção, as variações desse tipo de painel podem fornecer dispersão de som efetiva para a faixa de frequências de 250 Hz a 2000 Hz devido a variações na profundidade e no comprimento de cada elemento dentro dos módulos. Isso permitirá uma distribuição uniforme do som na sala onde eles são instalados e evitará defeitos acústicos que causam distúrbios causados por reflexos sonoros bruscos, brilho acústico e ecos. Além de totalmente perfurado, o GETA vem com uma opção de perfuração mista, que pode ser usada para absorção média em salas pequenas ou em grandes salas onde a absorção adicional é necessária para proporcionar conforto acústico. Outra opção é utilizar tecido em vez de madeira para a parte superior, aumentando ainda mais as qualidades acústicas.
VERO
Os painéis VERO permitem aumentar ou isolamento acústico. Suas linhas triangulares trazem um padrão dinâmico para as paredes, e os módulos podem ser rotacionados e acomodados para tornar sua aparência final mais complexa.
Painéis ondulados e angulados
FILA
Devido aos diferentes ângulos nas superfícies, esses painéis têm características de dispersão de som para fins acústicos. Além disso, superfícies perfuradas com 2 diâmetros alternativos e superfícies de tecido também estão disponíveis. Seus módulos também podem ser combinados e aplicados em superfícies curvas.
HAZA
A superfície de Haza com suas ondas convexas é mais eficaz na dispersão de som em comparação a um painel plano sólido. Haza foi inspirado nos painéis acústicos usados no auditório do Heydar Aliyev Center, que foram fabricados pela "IKOOR by Mikodam", usando uma técnica especial. A mesma técnica é usada para fabricar HAZA.
Painéis ripados
SAPA
Esse tipo de painel proporciona uma dispersão de som eficaz devido ao seu design dinâmico, e busca uma aparência orgânica quando colocado próximo a outros módulos.
KARA
As características acústicas do Kara dependem do material escolhido para o seu painel traseiro. Ao optar-se por tecido, isso proporciona melhor absorção em comparação com madeira ou espelho. Além disso, profundidades repetitivas dos elementos lineares permite uma melhor dispersão do som.
Painéis modulares convencionais
BISA
Os painéis, com ou sem iluminação, oferecem a possibilidade de customização do ambiente, adequadas às necessidades acústicas do ambiente, com opções de taxa de perfuração. O painel inteiro ou apenas a peça do meio pode ser perfurado. Quando totalmente perfurado, permite uma melhor absorção quando, como quando apenas a peça central é perfurada, funcionará como absorção adicional. Várias combinações podem ser criadas com diferentes opções de cores e materiais. Além disso, superfícies perfuradas com 2 diâmetros alternativos que possuem características de absorção sonora também estão disponíveis. Carvalho, nogueira, teca, laca, tecido e suas combinações são as escolhas atuais de material padrão.
TOBA
É o tipo mais tradicional, oferecendo diferentes características de absorção de acordo com suas taxas de perfuração.
Se antes pensávamos em esconder os elementos acústicos nos projetos a qualquer custo, vemos que através de detalhes cuidadosos, formas e materiais esteticamente agradáveis, os painéis acústicos podem ser incorporados aos projetos de arquitetura e interiores tornando-os protagonistas dos espaços.